A Cannabis é legal na Coreia do Norte?
Na internet circulam várias histórias que dizem que na Coreia do Norte, um dos países mais fechados do mundo, a Cannabis é “tolerada”. Mas será mesmo que isso é verdade e a Cannabis é legal na Coreia do Norte? Bom, primeiramente é preciso entender que várias leis do país são desconhecidas pelo mundo externo e esse pode ser um dos principais motivos dessa história ter se espalhado.
Outro ponto importante para entender isso é a questão do cânhamo. É que a Coréia do Norte cultiva realmente bastante Cannabis para uso industrial, que é o cânhamo com baixo teor de THC. De acordo com um relatório recente, a Coreia do Norte tem uma das maiores áreas de cultivo de cânhamo do mundo, com cerca de 27.500 hectares dedicados ao cultivo da planta em 2004
Ao que tudo indica, o plantio dessa espécie já é cultural, mas isso não quer dizer que é permitido fumar ou que os norte-coreanos fazem esse uso de modo recreativo. Inclusive, dizem que existe uma mistura entre tabaco e Cannabis que é comercializada em pequenos armazéns, mas até mesmo essa mistura seria fraca e não uma erva potente ao ponto de brisar.
Pode ou não pode?
Com tantas informações conflitantes, é impossível responder essa pergunta sem conhecer a Coreia de fato. Pois sem tantas informações nem mesmo sobre a legalidade do CBD no país, fica difícil saber o que é verdade e o que não é sobre a situação legal da Cannabis no país.
No jornal The Guardian, uma jornalista que procurou desmistificar diversos assuntos relacionados a Coreia do Norte escreveu: “Os infratores da legislação antidrogas na Coréia do Norte podem ser condenados à morte , mas que o porte pequeno de maconha provavelmente não levaria à execução ou banimento de um dos campos de concentração do país, que são em sua maioria reservados para presos políticos”.
Fontes: https://sensiseeds.com/en/blog/countries/cannabis-in-north-korea-laws-use-history/
https://www.businessinsider.com/is-marijuana-legal-in-north-korea-2017-5